Você é o que você come.

Cesto de frutas

Esta é uma antiga frase, mas verdadeira: somos o que comemos.

Quando olhamos as infinidades de dietas que a internet possui, e testamos algumas delas, verificamos que não perdemos peso por muito tempo, e ás vezes engordamos ainda mais.

A obesidade é uma epidemia!

Segundo o IBGE, mais da metade dos homens e mulheres adultos estão com excesso de peso.

Obeso

 O fato é que nossos corpos armazenam o máximo de energia, e em geral somos ótimos em escolher consumir alimentos com muita energia. Ingerimos muito mais do que realmente precisamos.

O nosso organismo recebe muito mais do que precisa, do que pode processar, e isto vira gordura. Sim, minha amiga, intermináveis gorduras na barriga e nos flancos, quase impossíveis de sumir.

frutas

Precisamos comer todos os dias: proteínas, carboidratos, fibras, gorduras, vitaminas e sais minerais.

Proteínas – Carnes vermelhas ou brancas, peixes, ovos, legumes, tofu, nozes e sementes e grãos.

Precisamos aproximadamente de 46 gramas de proteínas por dia.

Carboidratos- Arroz, milho, aveia, batata, mandioca, mandioquinha, mel, frutose (açúcar das frutas), inhame, farinha de mandioca e farinha de milho.

As mulheres precisam em torno de 100 a 150 gramas de carboidratos por dia. (Lembrando que o carboidrato possui 4 calorias por grama).

Fibras – Cereais, maracujá, gérmen de trigo, amêndoas, repolho, gergelim, cevada torrada, goiaba e ervilha.

Precisamos consumir de 20 a 40 gramas por dia.

Gorduras (Boas) – Abacate, nozes, pistache, amêndoas, peixes, azeitonas, semente de chia, azeite de oliva e sementes de girassol.  Precisamos ingerir em torno de 25 gramas por dia de gorduras boas.

Vitaminas – Brócolis, couve, abacate, beterraba, cenoura, laranja, figo, kiwi, ervilhas e lentilha.

Evite cozinhar por muito tempo e de preferência cozinhe com casca. Precisamos ingerir 50 gramas de vitaminas por dia.

Sais Minerais – Salmão, vegetais verdes, cereais integrais, nozes, repolho, frango, carne de porco e carne vermelha.

Precisamos consumir por volta de 100 gramas por dia de sais minerais.

grãos e cereais

Procurar manter uma alimentação balanceada, somados com exercícios físicos diários, beber muita água é bem mais fácil, já que a rotina é alterada.

Os alimentos mais saudáveis são aqueles coloridos, como por exemplo, a cenoura possui vitamina A que ativa a melanina da pele.

cenouras

As castanhas, nozes e amêndoas são ricas em vitamina E, retardam o envelhecimento e contribuem para a elasticidade da pele.

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Comer proteínas ajuda a ter os cabelos mais bonitos e evitar a queda dos fios. Os alimentos mais proteicos são: feijão, quinoa, soja, grãos integrais, ovos, carnes magras e vermelhas, iogurtes e queijo branco.

O ferro que esta presente nos alimentos como : a ostra, o tofu, fígado de boi, cereais, gema de ovo, vegetais, carne bovina, frutas secas, oleaginosas e grãos.

Ingerir o ômega 3 traz melhoras para a pele e para os cabelos.

Eu fiz um vídeo sobre o assunto, confiram:

Fonte: GNT, Mundo boa forma e Clip-art.

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